Técnico em Radiologia

Tecnico em Radiologia

O curso Técnico em Radiologia tem por objetivo formar Técnicos qualificados para a prestação de serviços na área de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças através do uso de radiações, bem como na área da proteção radiológica e radiometria, aplicando princípios técnico-científicos e éticos da profissão de Radiologia. Compreender as atividades de seleção da técnica a ser utilizada, a partir dos pedidos de exames e o preparo específico do paciente de acordo com o método de visualização de imagem; o profissional técnico em radiologia será responsável por posicionar o paciente corretamente e submetê-lo ao exame solicitado operando com precisão o aparelho e/ou equipamento utilizados em radiodiagnóstico, seguindo protocolos pré-estabelecidos; processar filmes radiológicos convencionais, bem como imprimir filmes com tecnologia digital; manipular, reconstruir e processar imagens utilizando-se de metodologias digitais; compreender as atividades de processamento químico dos filmes radiográficos através de diferentes métodos; auxiliar na administração dos meios de contraste químico para estudo de processos fisiológicos de exames radiológicos; compreender os efeitos deletérios da radiação ionizante e as normas de proteção radiológica para o profissional, o paciente e o ambiente; conhecer a localização das estruturas anatômicas e seus funcionamentos no corpo humano, bem como suas patologias; conhecer o uso de radioisotópicos; conhecer o uso da radiologia industrial; conhecer a utilização da medicina nuclear, dente outros.

Área de Atuação

O profissional Técnico em radiologia poderá atuar tanto na rede pública como privada. Sendo no setor público em Pronto Socorro Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Ambulatórios de Especialidades, Hospitais e outros. No setor privado poderá atuar em clínicas radiológicas (médicas, odontológicas e veterinárias) que necessitam do trabalho especializado do Técnico em Radiologia, além de poder participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços relacionados à radiologia

Teoria 1.200hs e Estágio Supervisionado 400hs.

Turmas no Período da Manhã – das 08hs às 12hs
Turmas no Período da Tarde – das 13hs às 17hs
Turmas no Período da Noite – das 19hs às 22h30min.