Técnico em Enfermagem

Tecnico em Enfermagem

O curso Técnico em Enfermagem tem por objetivo formar profissionais capazes de participar do planejamento de unidades integrais de enfermagem ao indivíduo na saúde e na doença. Participar da equipe de saúde; observar, reconhecer e descrever sintomas, prestar cuidados de higiene, conforto e tratamento simples sob a supervisão do enfermeiro. O profissional Técnico em Enfermagem irá assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem; aplicar normas de biossegurança, identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do meio ambiente; interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde; identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos; operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção; orientar clientes/pacientes a assumirem com autonomia a própria saúde; realizar primeiros socorros em situação de emergência; adquirir a competência de prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e em programas de Vigilância Epidemiológica e na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar; prevenção de acidentes e doenças profissionais e do trabalho; ministrar medicamentos via oral e parenteral; fazer curativos; executar tarefas referentes a conservação e aplicação de vacinas; colher material para exames laboratoriais; executar atividades de desinfecção e esterilização; participar dos procedimentos pós morte; zelar pela ordem de material e equipamentos e de dependências de unidades de saúde, dentro outros.
O curso Técnico em Enfermagem irá demonstrar e simular em nossos laboratórios todas as práticas e técnicas aos alunos do curso de Técnico em Enfermagem de forma a prepará-los para atuar em diferentes instituições de saúde.
Durante o curso Técnico em Enfermagem os alunos participam de eventos promovidos pelo Colégio Técnico São Francisco onde são oferecidas palestras, exposição de trabalho, atendimento ao público e eventos na região.

Módulo I - Qualificação em Auxiliar de Enfermagem
700 horas de teoria e 350 horas de estágio supervisionado.

Módulo II - Qualificação em Técnico em Enfermagem
500 horas de teoria e 250 horas de estágio supervisionado.

Turmas no Período da Manhã – das 08hs às 12hs
Turmas no Período da Tarde – das 13hs às 17hs
Turmas no Período da Noite – das 19hs às 22h30min.